A Gestão Integrada de Obras, GIO, é o método que integra os diversos aspectos de um projeto, entre eles o planejamento, a execução e a entrega da obra. É a metodologia que permite maior controle, atenção e cuidado com todas as fases da construção, reforma ou renovação.
Facilita a comunicação, evita erros e retrabalhos.
Flexibiliza o processo, dando mais fluidez a obra, do planejamento à sua execução. Simplifica e organiza os cronogramas de entrega. Traz mais tranquilidade para quem executa, e para quem coordena as operações.
A reunião de briefing com o cliente é conduzida por um profissional da área comercial, que levanta todas as necessidades do projeto: quantidade de ambientes, número de pessoas, qual edifício será utilizado, entre outros.
O profissional da área comercial traz para o escritório todas as informações levantadas com o cliente para o desenvolvimento do projeto.
É realizada a visita ao local para verificar o estado do conjunto, incluindo forro, piso elevado, iluminação, SPK, bocas de ar-condicionado, estado geral dos banheiros, quadros de luz, etc.
Avaliação do ambiente em relação às necessidades do cliente, como metragem, comércio nas redondezas, auditório e outros aspectos que o edifício possa oferecer.
Estudo de viabilidade considerando fluxo de trânsito, deslocamento por metrô ou condução, e outros fatores logísticos.
Desenvolvimento do estudo inicial com a criação dos ambientes de acordo com as necessidades apresentadas pelo cliente no briefing.
Estudo detalhado das características do conjunto, como pé-direito duplo, varandas, janelas grandes ou lajes nervuradas. Essas características orientam o conceito arquitetônico, que pode ser disruptivo, progressista, clássico ou moderno.
Reunião com o cliente para apresentar o anteprojeto e verificar se todas as necessidades foram atendidas.
Junto com o anteprojeto, é apresentado o levantamento orçamentário, contendo a descrição detalhada de todos os itens e seus respectivos valores.
Apresentação do layout do projeto através de um vídeo, com a aplicação de materiais, cores e texturas conforme o levantamento orçamentário.
Revisão do estudo, projeto, orçamento e apresentação 3D, com base no feedback do cliente após a apresentação do anteprojeto.
Apresentação do projeto final, incluindo todas as revisões e adequações solicitadas, para validação do cliente.
Apresentação do projeto final, incluindo todas as revisões e adequações solicitadas, para validação do cliente.
Desenvolvimento dos projetos executivos para aprovação junto à administração do edifício. Inclui detalhamentos de forro, paredes, piso, iluminação, cabeamento elétrico, SPK, marcenaria, pintura, adesivos, vidros, marmoraria, etc.
Além dos projetos executivos, são apresentadas a apólice de seguro e as ARTs de arquitetura, elétrica, ar-condicionado, incêndio, junto com o memorial descritivo para aprovação da obra.
A execução da obra inicia-se após a aprovação pela administração do edifício. São enviados os dados cadastrais das equipes para liberação, e o ambiente é preparado com proteções no hall, piso e janelas, além do desligamento do SPK e isolamento dos sensores de fumaça.
A obra é gerenciada em tempo real através do sistema de gestão GIO, com a presença contínua de coordenadores para garantir a sincronização de todos os serviços e materiais, visando a antecipação do prazo de entrega.
A entrega da obra é acompanhada de um evento com o cliente, que inclui café da manhã, além da entrega da documentação “As Built”, relatórios, ARTs, apólice e o Termo de Entrega. O cliente assina o Certificado Just-In-Time, confirmando a entrega dentro do prazo contratual.
A obra possui garantia de 360 dias contra defeitos, o dobro do período oferecido pelo mercado. Além disso, a VJR oferece um serviço de manutenção preventiva pós-obra por meio da área de facilities.